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Conheça os 5 motivos pelos quais as organizações optam por unirem suas forças em prol de um objetivo comum

Os motivos pelos quais as organizações optam por unirem suas forças em prol de um objetivo comum são inúmeros, uma vez que o associativismo, se bem conduzido, oportuniza um crescimento organizacional de grandes proporções, buscando estabelecer um relacionamento de parceria entre as empresas que, até então, trabalhavam de forma individualizada. É relevante observar fatores que, segundo Romeu (2002), Bonassi e Lisboa (2003), levam as empresas a se associarem:

 a) Troca de ideias para soluções de problemas iminentes, visando a expansão e o desenvolvimento do negócio;

 b) Elaboração de pesquisas de mercado e campanhas promocionais a fim de se tornarem mais competitivas no mercado;

c) Avaliação da necessidade de cursos e contratação de profissionais de renome para atuarem com consultoria e treinamentos, proporcionando melhoras significativas na gestão do negócio, na qualidade do trabalho e no atendimento aos clientes;

d) Levantamento do potencial de compras do grupo, contribuindo com a divisão de custos considerados altos para um grupo isolado, fornecendo maior poder de barganha e considerável aumento na lucratividade;

e) Maior poder de negociação frente às autoridades e parcerias com fornecedores para patrocínio de atividades desenvolvidas, etc. A iniciativa do associativismo une forças para que as micro e pequenas empresas de um mesmo ramo de atividade possam competir em melhores condições com as grandes empresas.

O objetivo é que, ao usufruir dessas novas realizações, os empresários cresçam profissionalmente, fazendo com que suas empresas se tornam mais competitivas. Para garantir o desenvolvimento do espírito associativista é de suma importância que as atividades do grupo sejam norteadas por um plano de trabalho específico, para que todos possam ajudar e serem ajudados, sendo de responsabilidade do coordenador da equipe a missão de estimular a participação e de controlar o desenvolvimento das ações propostas pelo grupo

Fonte: O ASSOCIATIVISMO COMO ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO EMPRESARIAL: O CASO DO NÚCLEO SETORIAL DE GASTRONOMIA DE TOLEDO-PR1 Patrícia Stafusa Sala Battisti2 Vanessa Stafusa Sala Denuzi3


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